quarta-feira, 7 de maio de 2014

Quartas Feiras musicais ( Rescaldo Eurovisão semi final)

Boas pessoal, hoje a Moustache vai falar sobre o festival da Eurovisão, não é que lhe ache grande piada, mas desperta uma certa curiosidade no que os outros países têm de diferente em relação ao que estamos habituados a ver. Este ano não se viu tanta diversidade como em tempos costumava ser, julgo eu que a maior parte dos países que actuaram ontem recorreram a batidas de dubstep sinfónico, e 90% interpretou as suas músicas em inglês! 

Ora bem se isto é um festival onde devia predominar a diversidade linguística e cultura típica, não se viu. E porquê? Como vivemos na era da globalização fica sempre bem mostrar o que está na moda o que agrada às massas, ou seja a cultura pop a cultura que vai de encontro ao povão!
O festival da Eurovisão é para isso mesmo, desfile de caras bonitas, corpos esbeltos ( na maior parte dos casos) para agradar as vistas de quem vê a ver se conseguem obter votos.

Tendo estes factores todos em cima da mesa, só falta a Mousctache opinar sobre a prestação de Portugal no festival, sejamos francos a música não é das melhores, claro que não é! No entanto poder-se-á admitir que o raio da intro e do refrão fica entranhado até ao tutano do ouvido de tão catchy que é. ( O Emanuel é perito nisso tenho que lhe dar crédito) Mais coisas, o instrumental fugiu a tendência das baladas e musica anglo saxónica que definitivamente são efeitos de aculturação. Sendo portanto este com batidas tipicamente latinas e acima de tudo cantada em português coisa que pelo que se consta de 37 países apenas 4 cantam na sua língua materna ( a contar com a Inglaterra).

 Resumindo e concluindo, a Moustache sente saudades da Eurovisão do tempo dos Lordi em 2006 foram sem duvida revolucionários trouxeram o impensável aquele festival, heavy metal e visual monstruoso, em 2008 a Espanha resolveu troçar do proprio festival através de uma personagem humuristica que frisou que para se cantar nesse festival nao é preciso ser se bonito nem ter grande talento a nivel vocal, se existir um cenário de apoio como bailarinas chamativas e uma musica catchy passa. 

Se este festival fosse levado a sério a forma de avaliação dos concorrentes e tambem o tipo de musica que poderia concorrer seria mais diversificado e com qualidade que actualmente apresenta défices muito grandes. A Moustache deixa aqui o video dos Lordi  em 2006 e Nightwish em 2000 em que as suas prestações poderiam ser exemplos de modelos a seguir no que toca a qualidade e lufadas de ar fresco.


Sem comentários:

Enviar um comentário