sexta-feira, 11 de abril de 2014

Centro da Estupidez







Boa tarde amigos,

Não é que o Barbas esta semana foi ao centro de emprego? Não sei quanto ao centro de emprego da vossa zona, mas o meu parece um poço de tristeza e raiva. A organização lá é uma coisa ridícula, o local parece um labirinto de corredores e as pessoas são tudo menos simpáticas; nem comento o local onde está inserido. Uma coisa muito peculiar que fiquei saber quanto ao meu centro de emprego é que o “departamento” das formações (não se recebe dinheiro) têm uma sala específica mas o “departamento” de estágios (pagam-te para estagiares) não existe, tive de falar com uma responsável via telefónica lá no centro. Deprimente, eu sei, o centro de emprego tem um programa onde paga tudo ao estagiário e a empresa apenas tem de lhe dar a oportunidade de estagiar lá, mas por alguma razão não se fala disso, porque será? E para usufruírem a deste programa têm de dizer a empresa que querem estagiar e que este programa existe, simples não é (Ironia)?

Esta semana decidi ir lá para saber mais informações sobre aquilo que hoje é dia é muito popular fazer, Formações Modulares. Para quem tem formações 12º para cima é mais uma perda de tempo que o nosso estado oferece, para quem tem formações inferiores ainda posso acreditar que pode dar jeito. Mas sabendo como funciona o recrutamento atual por parte das empresas não me parece mais que uma perda de tempo e um balançar de estatística. Fiz questão de perguntar no meu centro de emprego que tipo de creditação essas formações atribuem (palavreado educado), a cara da pessoa com quem falei disse tudo. O senhor olhou para mim com um espanto – olhos bem abertos, uma expressão de confusão na cara e um tom de voz atrapalhado – provavelmente pensou que eu seria algum mal formado, disse “Não estou a perceber a sua pergunta! No final das formações dão lhe um certificado”. Tive de fazer um esforço para conter o riso, até perguntei se tirasse alguma das formações se eu podia ser considerado apto a realizar o que tirasse, o senhor atrapalhado disse não era bem assim. O engraçado é que eu fui para tirar dúvidas e fazer perguntas, e a pessoa responsável por dar informações sobre essas formações só me dizia o nome das formações e perguntava se estava interessado.  

Façam me um favor e sempre que forem ao centro de emprego perguntem, reclamem e contra argumentem, defendam os vossos direitos porque os centros de emprego atualmente servem como estações de comboios, é só despachar pessoas. Não acreditem em tudo que a estatística diz, é muito fácil viciar dados.



Sem comentários:

Enviar um comentário